quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama Presidente: a viagem de Rosa Parks finalmente chegou ao fim depois de 50 anos!

Parece que estou assistindo Monteiro Lobato sair do papel e se tornar realidade: temos um presidente negro, em uma das maiores potências do mundo.

Mather Luther King tinha um sonho, um sonho que todos se permitiram sonhar nesse momento histórico da Política Americana e por que não dizer, do nosso planeta Terra.

Essas eleições significam bem mais do que a chegada, novamente, depois de dois mandatos consecutivos de um republicano, de um Democrata à casa branca: é a vitória da tolerância sobre a intolerância, do racismo sobre a certeza de que somos apenas Humanos.

A cor de nossa pele não nos torna melhores ou piores. Somos todos filhos da mesma Criação e oriundos do mesmo Criador. Sangramos, sorrimos e nos alegramos.

Não me recordo há quanto tempo que não brotava lágrimas de emoção em meus olhos, por motivos políticos: mas a vitória de Barack Obama me levou às lágrimas. Porque com ele, naquele palanque, estavam representados anos de luta de um povo oprimido.

Estavam naquele palanque todos os líderes pela igualdade racial: ali, estava Rosa Parks, sua viagem de ônibus havia chegado ao fim, depois de cinqüenta anos!

Para quem não conhece a história, a costureira estava voltando cansada do trabalho quando um homem branco tentou expulsá-la do assento porque ela era negra.

Mas ela, não abaixou a cabeça. Ela se impôs e iniciou ali, uma jornada de luta pela igualdade do negro nos EUA. Igualdade esta, que ontem foi coroada com a vitória de Barack Obama para Presidente da maior potência do mundo.

O mundo hoje está com certeza diferente. E o sonho de Mather Luther King está mais perto, talvez, de se tornar realidade.

Pois o que se viu ontem e hoje pela TV é o sonho de cada um de nós: por um mundo onde a igualdade do homem esteja à cima de qualquer preconceito. E onde lágrimas sejam vertidas do rosto, por assistir a história pela TV.

A história de muitos representada na eleição de um presidente negro!

Que Deus ilumine os passos de Barack Obama, para que ele possa integrar e não separar. Buscar o entendimento e não à guerra. Trazer paz e trabalhar para que o nosso amanhã seja melhor do que o nosso hoje.

Shirlei Amaro Avena Weisz é advogada e professora de Direito

Publicado no O Globo On line na coluna de Política Internacional em 05/11/2008

Nenhum comentário: