sábado, 28 de março de 2009

Santa Catarina: o choro pelo meu povo

Nasci em Blumenau, Santa Catarina, e atualmente vivo no Rio de Janeiro. Por isso, quando acompanho pela TV o sofrimento do povo catarinense, choro e não me envergonho de dizer que tenho chorado desde que esse pesadelo começou.

Às chuvas que arrasaram o Vale do Itajaí e cidade nos seus arredores não destruiu apenas casas: destruiu famílias, lembranças e sonhos. Hoje, existem cerca de 99 mortos e 14 pessoas desaparecidas na região, segundo dados oficiais. Os sobreviventes lutam para se manter de pé frente a uma tragédia de proporções, que eu, em 33 anos quase completos de vida, jamais vi.

Emociona-me ver a solidariedade de todos os cantos desse Brasil, onde anônimos enviam alimentos, água, colchões... Enfim, tudo o que podem para quem só restou a vida.

Não existem palavras para descrever o que sinto toda vez que vejo o meu povo de Santa Catarina chorando pela tela da TV. Não existem palavras que descrevam a indignação pelas chuvas terem varrido tudo, de repente, pois eu não consigo entender o porquê de não ter havido algum tipo de prevenção em relação aos temporais que chegam com o verão. Será que se tivesse havido um trabalho preventivo das autoridades, a tragédia teria tomado tais proporções?

Agora, já não é mais hora de encontrarmos essa resposta, mas sim é a hora de mostrarmos que "somos brasileiros e não desistimos nunca" e que a nossa maior qualidade é a SOLIDARIEDADE.

Ao povo de Blumenau, terra onde nasci e de toda Santa Catarina, gostaria de lembrar a história de quando os primeiros imigrantes chegaram àquela região e ergueram uma terra que sempre encheu de orgulho o Brasil: uma terra linda, próspera e organizada. Saibam que esse espírito pioneiro está enraizado no nosso povo, somos como bambu: "envergamos, mas não quebramos". Se ainda resta vida, ainda há esperança de reconstruir tudo de novo e de novamente ser um exemplo para o Brasil, como sempre fomos.

Que Deus dê forças àqueles que perderam entes amados, para que possam prosseguir na vida, fazendo do exemplo dos que foram uma alavanca para trazer luz e amor para o mundo, que anda tão carente disso tudo. E a todo Brasil solidário, gostaria de pedir a Deus que abençoe a todos e retribua esse gesto de amor em dobro.


Shirlei Amaro Avena Weisz é advogada e professora universitária - Estes Artigo foi Publicado no O Globo Online e no Jornail do MT, além de vários Blogs pelo país desde 28/11/2008

Nenhum comentário: