domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Tempo não para

Passamos a vida correndo atrás do tempo. Mas ele...ele não para. Ele está e não está. O tempo é algo que só conseguimos entender graças a nossa capacidade de pensar. Nossa consciência. Já reparou que quando você faz algo que gosta, o tempo voa? E quando o contrário acontece, como por exemplo, você, na academia, suando como um hamster na esteira para perder o equivalente a um mísero bobom em calorias, e o ponteiro do relógio parece não sair do lugar?Pois é. Isso é o tempo.
Há quem diga que Deus é o tempo. Ele, o Eterno, o Inefável...mas até aí levamos uma rasteira. Em hebraico em Bdereshit (Gêneses) está escrito:"E fará" ...e não foi feito. Ao que tudo indica somos feitos a cada milionésimo de segundo.
Sonhamos com a eternidade. Com a eterna juventude. E nos esquecemos de viver o tempo.É o tempo é para ser vivido e não desperdiçado! Nada de ansiedade em querer fazer agora o que deve ocorrer daqui há três horas...nem ficar remoendo aquela briga de ontem. Ontem? Não existe ontem. Não existe amanhã. Só o hoje. O agora. O presente.
Por que tanta ansiedade? Será que viver o presente é tão difícil? Acredito que é uma missão hercúlea: olhar para si e descobrir que o presente que você recebeu não é aberto por você. É automático: abra os olhos e voilá! O presente está aí contigo e se você não fizer bom uso dele hoje, talvez amanhã não o receba.
Para receber é preciso dar. E o que eu dou pelo presente que recebo? Minha vida. O ar dos meus pulmões. E tudo aquilo que me faz um ente humano.
Deus fez os homens para o presente, Por isso hoje, há tanta ansiedade no mundo ocidental: afinal, insistimos em viver com a cabeça no amanhã e remoendo o ontem. Qual o tempo que eu tenho para o presente?
Para viver o presente é preciso se despir de seus anseios e mágoas. Rasgue o ontem: já não te serve mais. Esqueça o amanhã.Você não o tem.
Só quem possui o amanhã é aquele que sabe que não é mortal. Portanto, se você não se enquadra nessa classe, é melhor ao abrir os olhos, olhar bem o seu presente, e fazer dele o melhor que você pode.

Nenhum comentário: