quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A DISSEMINAÇÃO DA AIDS NA ÁFRICA SUBSAARIANA E AS MULHERES.

A acelerada disseminação na África Subsaariana do vírus HIV tem como um de seus fatores, a ação de curandeiros, que orientam o abuso sexual como prática para diversos males. A África Subsaariana concentra 70% dos casos mundiais da doença, sendo que estatísticas governamentais indicam que a epidemia virou fonte de lucro para os oportunistas e curandeiros.
Em horário nobre televisivo uma co-produção Brasil-Moçambique, aborda o tema da AIDS e os aspectos culturais e sociais da epidemia que vem se disseminando de forma acelerada pelo mundo.
Um dos fatores que contribuiu para a disseminação da AIDS foi que quando surgiu a doença na década de 80, ela ficou estigmatizada como “peste gay”, como se apenas homossexuais fossem vítimas do vírus letal.
Para piorar a situação, mulheres casadas são inoculadas pelo vírus por seus parceiros, o que as torna vítimas indefesas de uma realidade cruel e pouco debatida na sociedade: que é a AIDS e as mulheres.
Para agravar mais ainda a situação, há quem diga que os meios que temos hoje de contenção da doença não são 100% eficazes, então o que fazer?
Precisamos de políticas públicas voltadas para prevenção da doença em todos os países do globo, principalmente na África Subsaariana que abriga um número absurdo de infectados, e ao que tudo indica, não há da parte governamental dessa região uma iniciativa eficaz de combate a AIDS.
A AIDS é uma chaga triste e dolorosa na nossa sociedade. Lamentavelmente estamos longe da cura, mas a expectativa de vida dos infectados, com avanços científicos, tem aumentado consideravelmente.
Esperamos que em dez ou vinte anos, a epidemia esteja controlada e quem sabe a cura seja alcançada.
Esperamos ainda que profissionais de saúde que trabalham com a AIDS façam campanha para que seja tomada uma atitude em relação ao que está ocorrendo na África.
Quanto mais pessoas lutarem contra esse absurdo melhor. Que Deus abençoe a todos nós.
Shirlei Amaro Avena Weisz é professora universitária

Nenhum comentário: