domingo, 6 de março de 2011

Hoje, no calendário lunar é o primeiro dia do mês de adar. O mês de adar é regido pelo signo de áries e como áries está sob a influência do planeta marte ( o deus da guerra ), esse mês é bastante delicado nas nossas relações sociais. Por outro lado, neste mesmo dia, o Beit Ha Midrash ( o primeiro templo) foi construído por Moshé.
O mundo para ser balanceado precisa que duas forças opostas ajam sobre ele: a Luz e a Escuridão ). Como o mês de adar está repleto de energias negativas, Deus resolveu que o seu Templo, o lugar mais sagrado onde seria colocada a arca da aliança, seria construído neste mês.
Não sabemos exatamente como se deu a construção: há quem diga que foi construído de forma a ficar pronto no mês de adar, respeitando sempre o Shabat ( dia de descanso instituído por Deus ). Há quem diga que ele foi erguido e inaugurado em um só dia.
Mas o templo não era só um lugar sagrado construído com pedras gigantescas. Eu me lembro quando morava em Jurusalém, e ia ao Kothel ( muro das lamentações ) rezar, eu sempre me questionava "se eram os deuses astronautas?", em razão das pedras gigantescas do muro (que é o que sobrou do templo ) encaixadas com perfeição uma sobre as outras. Pedras inclusive de 7 toneladas!
Bem, a explicaão arqueológica para a construção me soa um tanto quanto fantasiosa demais : diversos homens puxando pedras de muitas toneladas e de alguma forma ( que ainda se questiona qual seria ) elas foram colocadas uma em cima da outra. Segundo uma explicação Kabalista, o homem daquela época era mais espiritual e ligado diretamente a Energis de Adam Kadimon,a alma primaz de todas as almas, e que teriam poderes espirituais incríveis, e por causa disso, conseguiram construir o templo usando a força do pensamento para fazer levitar as pedras!
Seja lá qual for a real explicação, a verdade é que o templo foi minuciosamente construído e a descrição do final de sua construção está em Êxodus, na parte em hebraico denominada pekudei, que é um capítulo do livro de Shemot ( nomes ). Esse trecho pode ser encontrado em Exodus (38:21-40:38).
Na verdade a explicação é bastante complexa, principalmente a interpretação cabalista, que pode ser encontrada em inglês no livro: The Kabbalistic Bible - Exodus Technology for the soul, que ainda não foi traduzido para o português. O livro foi editado pelo rabino Yehuda Berg. Na verdade, é uma coleção de livros, que começa com Bereshit (Gêneses)e vai explicando cada pedaço do pentauteuco ( A TORAH ou os cinco primeiros livros da Bíblia ) separadamente, de acordo com a Kabalah. Cada volume possui mais de quatrocentas páginas, portanto, são bem maiores que os capítulos que constam da Bíblia.
A explicação é bem complexa, portanto não pense que é só comprar o livro e sair lendo para entender alguma coisa, você tem que fazer aulas com rabinos cabalistas )especialistas em cabalá. Eu por exemplo, comecei meus estudos no Kabalah Centre de Nova Iorque, e hoje, estou estudando no Kabalah Centre do Rio de Janeiro, em Ipanema.E quanto mais estudo, sinto que mais tenho que estudar.
E estudando essas parashot ( versículos ) de êxodus, pela visão cabalista é que entendemos o que eu quero dizer quando falo que o templo não era apenas uma construção material.
Na verdade cada pedaço construido do templo representa uma parte de nós, e o local mais sagrado, onde estaria a arca, representaria o nosso coração.
por isso em Yom Kipur (dia do perdão ou da expiação ) o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote ) entrava onde estava a arca, amarrado a uma corda vermelha. Se ele saísse de lá vivo é porque Deus perdoou os pecados do povo. Se saísse morto, era que o inverso tinha ocorrido.Alí estava a alma, o coração, de todo povo.
Quando os dois Templos foram destruídos, coincidentemente no mês lunar de AV ( será mesmo coincidência?), no dia nove desse mês, o costume é fazer jejum e abstinência. Isso, porque se acredita que o coração do povo ficou tão corrompido que Deus resolver destruir o local onde estava Seu coração ligado aos homens.
Mas se o templo foi destruído duas vezes e nunca mais foi reconstruído, como fica a ligação de Deus conosco?
Primeiro: não existe uma tomada que você mexa e uma hora você se liga à Deus e outra hora se desliga. Como foi dito a alma primordial que está diretamente ligada à Deus ainda existe! Deus quando permitiu que o templo fosse destruído, não se desligou dos homens, pelo contrário, quis através desse ato se ligar para sempre aos homens.
Não havia mais necessidade de um local material para o homem ir e se conectar com Deus ( apesar que até hoje, se acredita que o muro das lamentações seja uma janela direta para Deus),porque a partir daquele momento, o homem teria que construir um novo templo. Uma nova conexão direta com o divino. Uma conexão mais espiritual que material. A conexão com o coração.
O coração do homem devia ser o Templo de Deus e nós devíamos buscar a santidade, porque Ele, nosso Deus é santo.
Jejuns e expiações físicas servem para purificar o nosso lado material -ligado ao ego ( Satan ),que está ligado ao egoísmo. E elevar as nossas almas ( centelhas da Luz infinita vindas da alma primordial), até Deus.

Nenhum comentário: